Eduardo Rocha celebra aniversário de legalização do PCB

O economista Eduardo Rocha, filiado ao Cidadania e dirigente histórico do partido, se manifestou nesta sexta-feira (8) nas redes sociais em comemoração ao dia 8 de maio, data em que o Partido Comunista Brasieiro (PCB) se tornou legal. Rocha compartilhou o registro do momento publicado no jornal Voz da Unidade, órgão oficial do Comitê Central da legenda, em 1985.

Em quatro fotos, o registro do momento histórico. A primeira página dá destaque ao acontecimento e traz a declaração, histórica, segundo o economista, do atual presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, em tom emocionado: “O dia 8 de maio é a comemoração da derrota do fascismo na II Guerra Mundial e agora também do fascismo interno”, disse Freire, à época.

A segunda traz o editorial e a terceira, uma matéria destacando a legalização:

Na última página, conforme Rocha, uma reunião na Assembleia Legislativa de São Paulo, no dia 8 de maio de 1985. Na foto da reunião, Rocha é o segundo da esquerda para a direita. Nela, diz, também estão Salomão Malina, Nelson Werneck Sodré, Antonio Houaiss, Orestes Quércia e Terezinha Zerbini.

“Naquele dia, lembro como se fosse hoje, o nosso saudoso e combativo deputado estadual Antonio Resk entrou de súbito e anunciou para todos: “O PCB é legal. O PCB é legal”, explica Rocha. “Choro, lágrimas e sorrisos de alegria e, óbvio, discursos de congratulações ao PCB legal”, recorda.

Ao fim da mensagem, Eduardo Rocha diz que “ jamais esquecerá” aquele dia 8 de Maio e conclama os amigos a lembrarem da data. “Glória eterna a todos os que fizeram a bela história do PCB”, diz.

Leia também

Amazônia deslumbra Macron; Mercosul, nem um pouco

As fotos de Lula e Macron de mãos dadas, ao lado da Samaúma, a maior árvore da Amazônia, e navegando pelo Rio Guamá, em Belém, viralizaram nas redes sociais.

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (28/03/2024)

Comunicado de feriado de Páscoa

Prezadas(os),Em virtude do feriado da Páscoa, nos dias 28...

Venezuela: Cidadania já tinha avisado lá atrás

O vice-presidente nacional do Cidadania, ex-deputado-federal Rubens Bueno (PR),...

Lira lava as mãos na prisão de Chiquinho Brazão

PSol, PCdoB e PT, os partidos que mais se empenharam na CCJ para acolher a decisão de Moraes, sozinhos, não têm força suficiente para influenciar a pauta da Câmara.

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!