Covid-19: Zanotto quer notificação obrigatória de óbitos em até 72h

Em razão da subnotificação dos casos de Covid-19 no país e da falta de confiança nos números de mortes divulgados até aqui, a deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC) defendeu nesta quinta-feira (7) tornar obrigatória a notificação de óbitos em até 72 horas após a confirmação tanto no caso de coronavírus quanto de outras doenças suspeitas como síndrome respiratória aguda grave ou pneumonia.

“Tenho certeza que temos casos positivos [do Covid-19] que passaram pelo processo como casos subnotificados de mortalidade. Muita gente vai morrer subnotificada. Nós temos hoje o Sistema de Informação de Mortalidade. Estamos pensando agora em alguma ação que torne obrigatória a notificação no sistema em até 72 horas do óbito”, adiantou.

Carmen Zanotto alertou também que o País tem registrado casos de mortes de pessoas que precisam realizar tratamentos delicados, que dependem da presença física em hospitais, como hemodiálise, mas não fazem na regularidade correta por medo de contrair a Covid-19. Ela afirmou que isolamento social não deve ser impeditivo para que as pessoas continuem seus tratamentos de saúde.

“O auto-cuidado de todos não é mais o mesmo de 40 dias atrás. O isolamento social continua sendo a melhor ferramenta para evitar a propagação do coronavírus. Por outro lado ficar em casa não significa largar outras atenções que o indivíduo precisa ter como a realização de hemodialise, quimio ou rádioterapia. Pessoas estão morrendo por não irem ao médico com medo de se contaminar”, apontou.

Leia também

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (25/04/2024) MANCHETES DA...

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (24/04/2024) MANCHETES DA...

Com grande festa, Cidadania da Bahia se prepara para eleições de 2024

A Bahia nunca decepciona. Foi em uma grande festa,...

Lula não tem empatia com o centro conservador

NAS ENTRELINHASExiste um problema de desempenho nos ministérios, mas...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!