Cidadania pede urgência para sustar decreto de Bolsonaro que atropela competência de prefeitos e governadores

Novas regras impostas pelo Planalto esvaziam medidas dos demais entes da Federação no combate à pandemia de Covid-19

Após protocolar ontem (29), na Câmara, um projeto de decreto legislativo (PDC) para sustar parte do decreto presidencial que conflita com as prerrogativas de prefeitos e governadores na tomada medidas para conter o avanço do novo coronavírus, o Cidadania vai tentar levar a matéria direto ao plenário da Casa.

A legenda começou a recolher hoje (30) assinaturas para um requerimento de urgência.

Na quarta-feira (28), Jair Bolsonaro editou nova norma ampliando o rol daquilo que o Planalto considera serviço essencial durante a pandemia da Covid-19, mas alguns dispositivos da medida esvaziam a competência e a responsabilidade constitucional de Estados e Municípios para executar medidas sanitárias, epidemiológicas e administrativas relacionadas ao combate à pandemia em aspectos essenciais.

Diante dessa grave ameaça ao princípio da Federação, o líder do partido na Casa, Arnaldo Jardim (SP), decidiu propor a retirada de tais dispositivos.

“A prevalecer o que foi estabelecido em partes desse novo decreto, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios não terão qualquer tipo de controle ou ingerência sobre tais serviços no tocante à sua política de saúde pública de contenção da pandemia. Afinal, a sistemática da quarentena exige um controle localizado, de acordo com a realidade sanitária de cada região, para que seja efetiva, sem exceções impostas por outro ente federativo”, diz trecho da proposta revogatória do Cidadania.

Pela Constituição, municípios, estados e a União de competências distintas (algumas delas privativas) sobre legislar e editar normas na sua respectiva jurisdição.

“O novo decreto presidencial fere de forma grave a autonomia dos demais entes federativos, ao criar um indevido monopólio da União na condução administrativa da pandemia para esses serviços”, destaca outra parte do PDC assinado pelo líder do Cidadania.

Leia também

Amazônia deslumbra Macron; Mercosul, nem um pouco

As fotos de Lula e Macron de mãos dadas, ao lado da Samaúma, a maior árvore da Amazônia, e navegando pelo Rio Guamá, em Belém, viralizaram nas redes sociais.

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (28/03/2024)

Comunicado de feriado de Páscoa

Prezadas(os),Em virtude do feriado da Páscoa, nos dias 28...

Venezuela: Cidadania já tinha avisado lá atrás

O vice-presidente nacional do Cidadania, ex-deputado-federal Rubens Bueno (PR),...

Lira lava as mãos na prisão de Chiquinho Brazão

PSol, PCdoB e PT, os partidos que mais se empenharam na CCJ para acolher a decisão de Moraes, sozinhos, não têm força suficiente para influenciar a pauta da Câmara.

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!