Carmen Zanotto cobra informações sobre quantidade de vagas de UTI destinadas a pacientes de Covid-19

Relatora da comissão externa que analisa medidas contra a pandemia também pediu celeridade do Ministério da Saúde na habilitação de novos leitos

A relatora da Comissão Externa de Enfrentamento do Coronavírus, deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), criticou nesta quinta-feira (30) a falta ou demora da parte de algumas Secretarias Estaduais de Saúde em repassar informações sobre a ocupação de leitos de UTI destinados aos pacientes com Covid-19. “Até parece que estão fazendo uma programação para a próxima pandemia”, reclamou.

“Os estados, os gestores e parlamentares estão cobrando solução dessa comissão, mas é inadmissível que no meio de uma pandemia faltem informações confiáveis em relação à quantidade de leitos de Covid em UTI e enfermarias, inclusive nos hospitais de campanha”, afirmou Zanotto.

A declaração foi feita em seguida à informação de que o Rio de Janeiro, que já está em colapso na ocupação de leitos, não está enviando regularmente ao Ministério da Saúde dados sobre a questão.

A reclamação de Carmen Zanotto ocorreu na audiência que debateu “Parâmetros para Leitos Hospitalares”, que contou com a participação, inclusive, de especialistas que estão elaborando estudos que ajudam os estados e municípios a se anteciparem na preparação do sistema de saúde para o enfrentamento da pandemia.

Habilitação

A vice-líder do Cidadania também cobrou do Ministério da Saúde celeridade na habilitação de leitos destinados ao atendimento dos pacientes contaminados pelo novo coronavírus. “Estão demorando muito tempo para publicar as portarias com as habilitações. Esta é a angústia dos estados”, afirmou.

Leia também

Lula não tem empatia com o centro conservador

NAS ENTRELINHASExiste um problema de desempenho nos ministérios, mas...

Juventude23 se reúne com Comte e apresenta metas para eleições 2024

O presidente nacional do Cidadania23, Comte Bittencourt, se reuniu...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (23/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania Bahia reúne lideranças e pré-candidatos nesta terça

O Cidadania da Bahia realiza nesta terça-feira (23), a...

A luz do poeta Joaquim Cardozo na arquitetura de Brasília

NAS ENTRELINHASMuitos arquitetos e engenheiros vieram para Brasília com...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!