Freire ao Congresso Em Foco: Impeachment está na agenda, mas momento ainda não chegou

Em função da pandemia de Covid-19, é difícil prever quando isso irá ocorrer, observou o presidente Nacional do Cidadania

Apesar de ter entrado na agenda política brasileira, eventual impeachment de Jair Bolsonaro, ainda é algo em construção, disse o presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, ao site Congresso Em Foco, em entrevista nesta terça-feira (28). Ele citou a avalanche de pedidos de afastamento que chegou à Câmara dos Deputados.

“O impeachment entrou na agenda política brasileira. Agora, quando isso irá ocorrer, em função da pandemia, é muito difícil precisar. O jogo ainda não está sendo jogado, você está ainda nas preliminares”, argumentou, ao lembrar que processos como esse não ocorrem de imediato.

Mobilização social

Na avaliação de Freire, o afastamento dos ex-presidentes Fernando Collor e Dilma Rousseff tiveram como elemento catalisador a pressão das manifestações de rua, algo que não é possível em tempos de pandemia de Covid-19. “Você não vai ter a mesma característica, as mesmas causas, as mesmas movimentações”, comparou.

Ao ser questionado sobre o apoio que ainda resta a Bolsonaro, na casa de 30%, a depender do instituto de pesquisa, o presidente do Cidadania lembrou que Dilma ainda contava com respaldo popular quando o processo que culminou no impeachment teve início. “A gente pensa que tudo começou como terminou. Não foi”, observou.

Ele ainda ressaltou que, a exemplo de Bolsonaro, tanto Collor como Dilma tentaram impedir o afastamento negociando com partidos no Congresso a formação de uma base política com número suficiente para evitar a formação dos dois terços necessários à abertura de processo.

Clique no link abaixo para ler a íntegra da matéria:

https://congressoemfoco.uol.com.br/governo/momento-do-impeachment-ainda-nao-chegou-diz-presidente-do-cidadania/

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!