Cidadania vota a favor de ajuda financeira às Santas Casas e hospitais filantrópicos

A bancada do Cidadania na Câmara dos Deputados votou nesta quinta-feira (09) favorável à aprovação da proposta que prevê auxílio financeiro às Santas Casas e hospitais filantrópicos, que são os principais parceiros do Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa (PL1006/2020), do Senado Federal, será encaminhado à sanção presidencial.

De acordo com o projeto, a União repassará R$ 2 bilhões para as instituições sem fins lucrativos atuem de forma coordenada com Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais no combate à pandemia da Covid-19.

No encaminhamento do voto pela aprovação do projeto a vice-líder do Cidadania, deputada Carmen Zanotto (SC), disse que o socorro financeiro do governo vai reforçar a infraestrutura desses hospitais neste momento da pandemia do novo coronavírus.

“Esse suporte financeiro deve ser repassado com urgência para que essas instituições possam prestar um serviço de qualidade e melhorar as condições dos trabalhadores que estão na linha de frente da batalha contra essa pandemia”, afirmou Zanotto.

As instituições sem fins lucrativos atendem mais de 50% da rede pública de saúde.

Carmen lembrou ainda que as Santas Casas e os filantrópicos passam por “graves” dificuldades financeiras devido o subfinanciamento do Sistema. “Essas instituições vivem de empréstimos bancários para garantir o atendimento da população”, informou.

Auxílio Emergencial

O Cidadania também votou pela aprovação da urgência do projeto (PL 873/2020), do Senado, que estende a várias categorias profissionais de baixa renda o direito de receber o auxílio emergencial de R$ 600 durante a pandemia do coronavírus.

Leia também

Cidadania Bahia reúne lideranças e pré-candidatos nesta terça

O Cidadania da Bahia realiza nesta terça-feira (23), a...

A luz do poeta Joaquim Cardozo na arquitetura de Brasília

NAS ENTRELINHASMuitos arquitetos e engenheiros vieram para Brasília com...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (22/04/2024) MANCHETES DA...

Edital de convocação extraordinária

Nos termos do Estatuto Partidário e da legislação em...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!