Alessandro Vieira sugere a Guedes aumento de recursos para coronavírus com emendas parlamentares

Parlamentar do Cidadania quer autorização para que parlamentares mudem as indicações de emendas individuais (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

Senador sugere a Guedes aumentar ‘corona money’ com emendas parlamentares

Daniel Weterman – O Estado de S.Paulo

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) vai encaminhar ao ministro da Economia, Paulo Guedes, um ofício pedindo o aumento do dinheiro destinado para combate ao coronavírus por meio das emendas parlamentares. No domingo, 15, Guedes classificou esse montante como “corona money”.

O governo editou uma medida provisória na sexta-feira, 13, transferindo R$ 5 bilhões das emendas indicadas pelo relator do Orçamento neste ano para o guarda-chuva do Ministério da Saúde. Esse dinheiro seria controlado pelo Congresso e agora ficará nas mãos do governo. Agora, o parlamentar pede autorização para os parlamentares mudarem as indicações das emendas individuais – aquelas feitas por cada deputado e senador – neste ano.

Cada congressista tem direito a indicar R$ 15,9 milhões em 2020. O dinheiro dessas emendas é usado para destinar recursos a redutos eleitorais. Como o prazo para definir o destino dos valores neste ano já terminou, o senador pediu uma reabertura para remanejar recursos às ações da Saúde.

“É importante dentro da possibilidade e da compreensão de cada parlamentar. É absolutamente razoável uma parte desse recurso ser destinada a suprir a necessidade do Estado para combater o coronavírus. Não precisa fazer mágica nem votação oportunista”, disse Alessandro Vieira ao Estadão/Broadcast Político.

O parlamentar sugere o mesmo para as bancadas estaduais do Congresso, que também têm direito de indicar emendas parlamentares coletivas no Orçamento. O governo é obrigado a pagar esses recursos ao longo do ano, pois as emendas são impositivas. As transferências podem ser bloqueadas quando há risco para o caixa da União.

Leia também

Cidadania de Goiás realiza encontro estadual nesta quarta

Ofício nº 004/2024 – Diretório Estadual do Cidadania GoiásConvocação...

Vamos valorizar a sociedade civil

Os recentes cortes promovidos pelo Governo Federal, atingindo em...

A ponte Krenak

Com Ailton Krenak, a Academia Brasileira de Letras recebe...

Confronto entre Irã e Israel escala a guerra de Gaza

NAS ENTRELINHASMuitos são os sinais de que um conflito...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (16/04/2024) MANCHETES DA...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!