Leandro Colon: Gesto de Bolsonaro deveria envergonhar ministros que combatem coronavírus

Enquanto o planeta Terra acelera o processo de confinamento de sua população para estancar a disseminação do coronavírus, Jair Bolsonaro quebra os protocolos de combate à doença e dá os piores exemplos ao país que preside.

Neste domingo (15), ele saiu do isolamento recomendável a quem fará novo teste. Ao menos 12 pessoas ligadas à comitiva presidencial da viagem aos EUA contraíram o vírus.

Bolsonaro cumprimentou pessoas, juntou-se a aglomeração, tirou selfies, pegou em celulares, ferramenta de fácil contágio, de desconhecidos.

Antes, passeou com a estrutura oficial do comboio da Presidência, com direito a ambulância médica de acompanhamento, para inflar o buzinaço da carreata de manifestantes.

Embora grave, o componente político do gesto do presidente de estar em um ato anti-Congresso fica até menor diante da irresponsabilidade em ignorar medidas básicas para estancar a escalada do coronavírus.

Bolsonaro ainda compartilhou em suas redes imagens de protestos pró-governo, respaldando que as pessoas corram riscos, coloquem a vida de outras em perigo, na linha contrária do que os demais países têm feito para impedir a contaminação.

Já chegam a 200 os casos no Brasil. Até a conclusão deste texto, 24 eram somente no Rio de Janeiro. Pouco depois das 11h, Bolsonaro divulgou vídeo de pessoas aglomeradas em Copacabana. “Brasil acima de tudo!”, escreveu. De tudo mesmo, inclusive da pandemia assustadora.

Ato contínuo, ele publicou imagens de uma carreata em Brasília, onde há seis episódios de coronavírus.

Há pelo menos 2.000 suspeitos. O ministro Mandetta tem dado aulas de serenidade e planejamento mesmo tendo sob sua pasta uma estrutura de saúde precária para enfrentar o tsunami que vem por aí com a explosão previsível do vírus.

O ministro Paulo Guedes (Economia) estava sem rumo até sexta (13), quando anunciou algumas medidas, ainda que insuficientes, de curto prazo. Os gestos de Bolsonaro deveriam envergonhar os seus subordinados. (Folha de S. Paulo – 16/03/2020)

Leia também

Amazônia deslumbra Macron; Mercosul, nem um pouco

As fotos de Lula e Macron de mãos dadas, ao lado da Samaúma, a maior árvore da Amazônia, e navegando pelo Rio Guamá, em Belém, viralizaram nas redes sociais.

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (28/03/2024)

Comunicado de feriado de Páscoa

Prezadas(os),Em virtude do feriado da Páscoa, nos dias 28...

Venezuela: Cidadania já tinha avisado lá atrás

O vice-presidente nacional do Cidadania, ex-deputado-federal Rubens Bueno (PR),...

Lira lava as mãos na prisão de Chiquinho Brazão

PSol, PCdoB e PT, os partidos que mais se empenharam na CCJ para acolher a decisão de Moraes, sozinhos, não têm força suficiente para influenciar a pauta da Câmara.

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!