Carmen Zanotto critica “barreiras” enfrentadas pelas mulheres na política

A parlamentar participou nesta quinta-feira (5) de sessão solene em homenagem ao Dia da Conquista do Voto Feminino (Foto: Reprodução)

Em pronunciamento nesta quinta-feira (5) na sessão solene em homenagem ao Dia da Conquista do Voto, a deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC) disse ainda há um longo caminho a ser percorrido para que as brasileiras conquistem espaço na política.

“Ainda enfrentamos barreiras quase intransponíveis, mesmo depois dos 30 anos da Constituição Cidadã. As mulheres governam somente doze por cento das cidades brasileiras e alguns estados não têm representação feminina nesta Casa”, citou.

Para a parlamentar do Cidadania, que presidiu a comissão mista que debateu a PEC que aumenta a cota para as mulheres no Parlamento, a presença feminina na política é imprescindível para a conquista de direitos e busca de espaços, inclusive no mundo do trabalho.

“A Organização das Nações Unidas considera que o empoderamento feminino é o único caminho para a construção de economias sólidas e o estabelecimento de sociedades estáveis e justas”, reforçou a deputada catarinense.

Violência e salário injusto

“A democracia sofre quando os direitos da mulher são cerceados”, diz Carmen (Foto: Robson Gonçalves)

Carmen Zanotto disse que mais de 60% das brasileiras já sofreram algum tipo de assédio e de violência. Lidam com uma divisão injusta de tarefas no ambiente doméstico e enfrentam situação desigual no mercado de trabalho, inclusive a salarial.

“É preciso destacar que a democracia sofre quando os direitos da mulher são cerceados. Mas é chegada a hora de incentivar a participação política da mulher. Só assim poderemos construir um novo Brasil, inclusivo e democrático”, disse a parlamentar.

Leia também

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (25/04/2024) MANCHETES DA...

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (24/04/2024) MANCHETES DA...

Com grande festa, Cidadania da Bahia se prepara para eleições de 2024

A Bahia nunca decepciona. Foi em uma grande festa,...

Lula não tem empatia com o centro conservador

NAS ENTRELINHASExiste um problema de desempenho nos ministérios, mas...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!