Bolsonaro colocou em prática retórica contra direitos humanos, aponta Anistia Internacional

O relatório destacou a falta de uma política coerente do governo federal para combater o desmatamento e prevenir os incêndios na Amazônia (Foto: Reprodução)

Anistia Internacional diz que Bolsonaro colocou em prática retórica contra direitos humanos em 1º ano

Pedro Fonseca – Reuters/UOL

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) colocou em prática em seu primeiro ano de governo uma retórica abertamente contra os direitos humanos e enfraqueceu as medidas de proteção à floresta amazônica e aos povos indígenas, afirmou a Anistia Internacional em relatório divulgado hoje [27].

Segundo o documento “Direitos Humanos nas Américas: retrospectiva 2019”, Bolsonaro usou medidas administrativas e projetos enviados ao Congresso para aplicar uma política desenvolvida durante a campanha eleitoral de 2018, o que resultou em aumento do desmatamento da Amazônia e enfraquecimento dos povos indígenas e de defensores dos direitos humanos.

“A retórica abertamente antidireitos humanos desenvolvida pelo presidente Bolsonaro na campanha eleitoral de 2018 foi posta em prática por meio de medidas administrativas e legislativas”, disse a Anistia.

A organização não governamental destacou as queimadas ocorridas na Amazônia, que chamaram a atenção do mundo para as políticas do governo em relação à preservação da floresta. Bolsonaro foi criticado por líderes internacionais, em especial pelo presidente da França, Emmanuel Macron, diante da alta nos focos de incêndio na região.

De acordo com a Anistia, algumas evidências apontaram para uma associação das queimadas com interesses do agronegócio.

“Os incêndios devastadores na Amazônia foram o sintoma de uma crise mais ampla de desmatamento ilegal e invasão de terra”, disse a ONG, acrescentando que o governo também falhou em cumprir sua obrigação de proteger os povos indígenas.

“Os povos indígenas e comunidades quilombolas sofreram crescente pressão de invasões ilegais de terra por madeireiros e outros interesses comerciais. A fiscalização do governo nessas comunidades isoladas foi reduzida e, em alguns casos, não existente. Além disso, líderes comunitários e defensores dos direitos humanos foram ameaçados e atacados”, afirmou.

Entre medidas adotadas pelo governo que enfraquecerem os indígenas e a preservação ambiental, segundo a Anistia, estão a perda de importância da Funai e do Ibama.

Procurado, o Palácio do Planalto não respondeu de imediato a um pedido de comentário sobre o documento da Anistia.

O relatório divulgado nesta quinta-feira também citou uma abordagem mais linha-dura adotada pelas forças de segurança no primeiro ano de governo Bolsonaro, que resultou em um aumento da violência —incluindo mortes dos próprios policiais, segundo o documento.

A Anistia também denunciou ataques e ameaças contra defensores dos direitos humanos e citou como exemplo de impunidade os assassinatos da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes, cujos mandantes ainda não foram descobertos quase dois anos após os crimes.

Fonte: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2020/02/27/anistia-internacional-diz-que-bolsonaro-colocou-em-pratica-retorica-contra-direitos-humanos-em-1-ano.htm

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!