Câmara aprova projeto de Marcelo Calero que estende prazo do Recine

A matéria agora segue para análise do Senado e, caso seja aprovada na Casa, será enviada para sanção presidencial (Foto: Robson Gonçalves)

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (04), o projeto de lei do deputado federal Marcelo Calero (Cidadania-RJ), que prorroga o prazo para utilização do Recine (Regime Especial de Tributação para Desenvolvimento da Atividade de Exibição Cinematográfica). O benefício que desonera a aquisição de equipamentos para implantação de salas de cinema estava previsto para acabar neste ano, mas poderá ser estendido para 2024.

O Recine, que faz parte do programa “Cinema Perto de Você”, é voltado para inclusão de consumidores da classe C e existe desde 2012. Porém, hoje, somente 10% dos municípios brasileiros têm sala de cinema. Mesmo assim, entre 2012 e 2016, o mecanismo de isenção fiscal viabilizou a criação de 1.036 salas no País.

“A gente tem que lembrar que o setor audiovisual é responsável por 0,46% de todo o PIB [Produto Interno Bruto] brasileiro e gera 300 mil empregos. Tem mais de 12 mil empresas e gera mais de R$ 3 bilhões em impostos. É um setor vital para a economia e precisamos gerar emprego”, disse Calero, ao defender a aprovação do projeto.

A matéria agora segue para análise do Senado e, caso seja aprovada na Casa, será enviada para sanção do presidente da República.

Leia também

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Convocação para reunião ordinária da Comissão Executiva Nacional – 27/04/2024

Ofício 050/2024 - Cidadania/DN Brasília, 18 de abril de 2024 Prezados(as)...

Lula deve pôr as barbas de molho com o cenário mundial

NAS ENTRELINHASDa mesma forma como o isolamento internacional se...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!