A pedido de Carmen Zanotto, comissão aprova audiência para debater dados sobre violência sexual

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara realizará nos próximos dias audiência pública para debater os dados do Fórum de Segurança Pública (FSP) que apontam o crescimento da violência sexual no País. De autoria da deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC), a solicitação foi aprovada nesta quarta-feira (25) pelo colegiado.

“Apesar do crescimento, a violência sexual ainda é o crime que tem o menor índice de subnotificação no País”, afirmou a parlamentar catarinense.

Durante o debate, os parlamentares terão acesso a informações do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que detalham, pela primeira vez, o perfil das vítimas, do agressor e quais as cidades de maior incidência deste tipo de crime.

Em 2018, foram registradas 66 mil vítimas, o que equivale a 180 estupros/dia. Esse fato tem alarmado a comunidade de pesquisadores, já que o dado é o maior desde 2007, quando o relatório começou a ser elaborado.

A deputada federal Sâmia Bonfim (PSol-SP) é coautora do requerimento.

Serão convidadas para participar da audiência pública a diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno; e a Secretária Nacional de Justiça, Maria Hilda Mardiaj Pinto.

Feminicídio

De acordo com o Anuário, em 2018, mais de 1.200 mulheres foram vítimas de feminicídio, uma alta de 4% em relação a 2017.

Para Carmen Zanotto, o aumento dos registros pode ter relação direta com o fato de que a questão tenha ampla divulgação na mídia e pelo envolvimento dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no combate ao crime.

“Mas ainda existe muita subnotificação. Por isso, é importante que pessoas ligadas ao tema possam vir à Comissão para apresentar e discutir com os membros a pesquisa, os dados levantados, mas também quais as ações devem ser desenvolvidas”, argumentou Carmen Zanotto.

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!