Pesquisa do IBGE revela que taxa de desemprego no segundo trimestre foi de 12%

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelou, nesta quarta-feira (31), por meio da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio – Contínua) que o País registrou leve queda do desemprego de 0,7% no trimestre encerrado em Julho de 2019 ficando em 12%. No período anterior – que compreende os meses de janeiro, fevereiro e março – a taxa de desocupação foi de 12,7%.

A taxa de subutilização da mão de obra também apresentou queda e ficou em 24,8%. No trimestre anterior a taxa chegou a 25%. Quando comparado aos mesmos período no ano passado a subutilização foram, respectivamente, 12,4% e 25,5%.

Atualmente no País existem 12,8 milhões de pessoas sem trabalho e 287,4 milhões que trabalham menos horas do que poderiam. Já o rendimento real habitual apresentou queda de 1,3% saindo de R$ 2.321 no primeiro trimestre de 2019 para R$ 2.290 no segundo.

Ao analisar o número de desalentados, ou seja, pessoas que desistiram de procurar trabalho, se manteve o recorde no percentual da força de trabalho com 4,4%, ou, 4,9 milhões de pessoas. (Com informações do IBGE e agências de notícias).

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!