Apresentação

Uma iniciativa com o objetivo de estimular os mais diversos segmentos da sociedade e setores produtivos a debater sobre o futuro das nossas cidades. Você tem em mãos um importante documento democrático, dividido por temas específicos, como Educação, Segurança, Emprego e Renda, Saúde, Qualidade de Vida, Esporte e Lazer, Infraestrutura e Urbanismo, Saneamento, Mobilidade Urbana, Cultura, Habitação, Meio ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação. Suas opiniões sobre as questões expostas serão avaliadas sob todos os aspetos para compor um plano de governo com base na governança democrática. O primeiro passo para a construção de políticas públicas inteligentes é ouvir o povo. Não deixe de exercer a sua cidadania!

Governança Democrática e Poder Local

O poder Local é o espaço da ação da cidadania, demarcando seu espaço por meio de organizações autônomas da sociedade civil que visa explicitar suas demandas, podendo ser também o caminho para um novo modelo de regulação entre Estado, mercado e sociedade por meio de um rigoroso conhecimento dos problemas locais das relações destes com suas causas locais, regionais e globais. Uma agenda política conduzida pela sociedade e administrada pelo Estado. Já o conceito de Governança Democrática, envolve a sociedade em decisões tomadas pelos governos, seja em consultas públicas organizadas pelo poder público em parceria com instâncias da sociedade civil organizada como associações de bairro, meio acadêmico, empresarial entre outros. Trata-se da sociedade participando ativamente das política públicas dos municípios dividindo assim responsabilidades na construção de uma comunidade mais consciente não só dos seus problemas, mas da complexidade em resolvê-los. Cidadania!

O que é Participação Cidadã ?

O projeto “Participação Cidadã” é um instrumento utilizado pelo Cidadania23 para que você possa participar da construção de uma cidade melhor, fazendo propostas e sugestões de melhoria. Em cada cidade, ninguém melhor que o cidadão para apontar soluções para os problemas locais. Por isso a sua participação é fundamental.

Objetivos

Concluída a tabulação das propostas populares, o Cidadania23 reunirá sugestões para as demandas municipais. Esse texto servirá de base para a elaboração do plano de governo, cujas linhas fundamentais serão enriquecidas também pelo debate nas entidades representativas (trabalhadores, empresários, profissionais liberais) e em fóruns acadêmicos, com a juventude, entre outros.

Porquê participar ?

Este é o momento da população intervir ativamente no debate de questões que interferem na sua vida, da sua família e da comunidade em que vive. A participação permitirá que, logo após, seus segmentos organizados possam cobrar com mais eficácia políticas públicas eficientes e os compromissos assumidos pelos governantes quando candidatos.

Como participar ?

Basta preencher o nosso questionário online. É fácil e rápido. Você e sua cidade só têm a ganhar

Invista 5 minutos para responder a estas perguntas