ARTIGOS

Denis Lerrer Rosenfield: Futuro incerto

Passados oito meses do novo governo, o presidente continua entendendo a política como atividade voltada para contemplar seus amigos e sua família.
Leia mais

Fernando Gabeira: A saga dos talibãs tropicais

Liberdade de expressão e democracia ocuparam grande parte da agenda da semana. Volto a elas porque o tema nunca é antigo.
Leia mais

Luiz Carlos Azedo: Sob o signo de Jano

É preciso defender uma sociedade na qual a comunicação cotidiana e o discurso da vontade possibilitem uma vida melhor e mais segura.
Leia mais

Merval Pereira: Em defesa da democracia

Os retrocessos democráticos em diversos níveis do governo brasileiro são preocupantes, na medida em que se avança sobre as liberdades civis.
Leia mais

César Felício: Bolsonaro e uma pedra no caminho

O presidente Jair Bolsonaro tem opções difíceis pela frente. O risco de cenários extremos tende a estar presente, independentemente do que aconteça.
Leia mais

Luiz Carlos Azedo: A mudança na PGR

o novo procurador-geral Augusto Aras tem enfatizado seu papel nos assuntos de natureza econômica e a independência do Ministério Público Federal.
Leia mais

Míriam Leitão: A CPMF não era ideia só do Cintra

Mesmo que inicialmente fosse uma ideia de Marcos Cintra, ela passou a ser defendida pelo próprio ministro Paulo Guedes, de forma explícita.
Leia mais

William Waack: Os homens fortes dos presidentes

Mas o jogo político do homem forte Jair Bolsonaro é infinitamente mais delicado do que o do homem forte Donald Trump.
Leia mais

Luiz Carlos Azedo: Um saque no vermelho

A demissão de um secretário da Receita Federal não é um fato trivial; revela as dificuldades do ministro Paulo Guedes no pós-reforma da Previdência.
Leia mais

Merval Pereira: Bravatas autoritárias

Não, não é coincidência, nem má interpretação. A família Bolsonaro vem, há anos, dando sinais de que não considera a democracia.
Leia mais

Rosângela Bittar: Bolsa de estudo é emprego sem direitos

O graduado foge para o mestrado, daí vai ao doutorado e, quando o conclui, ainda sem emprego, começa um pós-doutorado, o chamado pós-doc.
Leia mais

Luiz Carlos Azedo: Limites do conservadorismo

A democracia brasileira, porém, inspira cuidados e exige muita responsabilidade dos atores políticos, sobretudo daqueles que se colocam no campo conservador
Leia mais

Eliane Cantanhêde: É negociar ou negociar

Passada a fase inicial da relação Planalto-Congresso, é agora que começa o verdadeiro jogo político do governo Jair Bolsonaro.
Leia mais

Gil Castello Branco: O pacto que ameaça a Lava-Jato

"Em política não há coincidências”, dizia Tancredo Neves. Lembrei-me da frase ao refletir sobre fatos recentes que comprometem o combate à corrupção.
Leia mais

Luiz Carlos Azedo: O fim do Bolsa Família

Pautado por medidas disruptivas dos programas sociais e ultraconservadoras, o governo Bolsonaro não tem uma marca, exceto o dedo no gatilho no quesito segurança pública
Leia mais