ARTIGOS

Reinaldo Azevedo: Senado pode votar de pé ou de joelhos

Nem é necessário número tão grande para que o Senado preserve, no que lhe cabe, a sanidade da democracia: o país precisa de 41 brasileiros com vergonha na cara.
Leia mais

Elena Landau: No caminho, uma pedra

Enquanto não tivermos um projeto consistente, que traga confiança e direção ao empresariado, as esperanças de crescimento recaem sobre os projetos de infraestrutura.
Leia mais

Luiz Carlos Azedo: O efeito Hong Kong

Embora a China seja o principal parceiro comercial do Brasil, o presidente Jair Bolsonaro abomina o regime comunista e tem no presidente norte-americano Donald Trump seu aliado principal.
Leia mais

William Waack: A semelhança entre Brasil e Argentina

É quase irresistível a tentação de dizer que Argentina e Brasil são espelhos de si mesmos. Os dois vizinhos tiveram seus populistas históricos.
Leia mais

Guga Chácra: Bolsonaro erra ao atacar Fernández

O presidente Jair Bolsonaro, conforme escreveu o colunista Elio Gaspari, precisa urgentemente de um chanceler para evitar dar declarações prejudiciais para o Brasil.
Leia mais

Luiz Carlos Azedo: Qual será o novo modelo?

A modernização das relações trabalho-capital no Brasil nunca teve uma correlação de forças tão favorável no Congresso Nacional, a favor da desregulamentação, é claro.
Leia mais

Hélio Schwartsman: A cada qual sua jabuticaba

O resultado das prévias do último domingo, que deram à chapa kirchnerista uma vantagem de 15 pontos percentuais sobre o presidente Maurício Macri, surpreendeu.
Leia mais

Rosângela Bittar: Quase primavera

A campanha de Bolsonaro nunca se concluiu, é um moto contínuo dos mesmos assuntos que vai deixando seu governo à matroca. Mas quem se importa? A economia é do presidente Paulo Guedes.
Leia mais

Luiz Carlos Azedo: A projeção de poder

O presidente Jair Bolsonaro quer estreitar os laços pessoais com o presidente norte-americano Donald Trump e vê nisso uma espécie de blindagem contra qualquer conspiração.
Leia mais

Maria Clara R. M. do Prado: Argentina, de crise em crise

Um amigo argentino, legítimo portenho, costumava dizer que os problemas econômicos e sociais do país começaram quando Juan Domingo Perón subiu ao poder pela primeira vez, em 1946. Desde então,
Leia mais

Gil Castello Branco: A pescaria da Receita Federal

  E conhecida a passagem bíblica na qual Jesus orientou os apóstolos a relançarem a rede de pesca ao mar, no mesmo local em que já haviam tentado, sem sucesso,
Leia mais

Luiz Carlos Azedo: O tango argentino

NAS ENTRELINHAS – CORREIO BRAZILIENSE A derrota do presidente liberal Maurício Macri nas eleições primárias da Argentina pôs em xeque o acordo do Mercosul com a União Europeia, do qual
Leia mais

Demétrio Magnoli: Lição de casa

Os profetas convencionais erraram na previsão de que a guerra comercial entre EUA e China se dissolveria numa paz administrada por sucessivos acordos parciais. A China dobrou a aposta, permitindo
Leia mais

Tabata Amaral: A reforma mais urgente é a social

A resposta passa pela política, liderada no Brasil pelos segmentos abastados No Brasil, a luta pelos direitos dos mais pobres sempre foi árdua, consumindo décadas entre a criação das leis
Leia mais

Luiz Carlos Azedo: A insensatez e a classe média

NAS ENTRELINHAS – CORREIO BRAZILIENSE Uma das canções mais famosas de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, Insensatez é um clássico da bossa nova. Lançada em 1961, seus arranjos de
Leia mais