Bancada do Cidadania na Câmara vota pela aprovação do projeto que exige de agressor ressarcimento ao SUS

A bancada do Cidadania votou favorável à aprovação do projeto (PL 2438/19) que obriga o agressor da mulher em situação de violência doméstica e familiar a ressarcir o Sistema Único de Saúde (SUS) pelo tratamento oferecido à vítima.

O texto foi aprovado sem a emenda que veio do Senado Federal que previa o ressarcimento somente após a condenação com trânsito em julgado pelo crime.

A proposta segue para a sanção presidencial.

De acordo com o texto, o agressor que, por ação ou omissão, causar lesão, violência física, sexual ou psicológica e dano moral ou patrimonial à mulher, será obrigado a ressarcir todos os danos causados, inclusive os custos do SUS envolvidos com os serviços de saúde prestados para o total tratamento das vítimas em situação de violência doméstica e familiar.

 A iniciativa é de autoria dos deputados Rafael Motta (PSB-RN) e Mariana Carvalho (PSDB-RO).

Para a deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), o maior mérito do projeto é impedir que o agressor continue a praticar a violência doméstica e familiar. “Sabemos que muitos repetem várias vezes o gesto violento. Além das penalidades impostas a este tipo de crime, esses homens precisam sentir no bolso o quanto custa aos cofres públicos o tratamento das vítimas pelo SUS”, afirmou a parlamentar.

O dinheiro deverá ir para o fundo de saúde do ente federado responsável pelas unidades de saúde que prestarem os serviços.

Leia também

Amazônia deslumbra Macron; Mercosul, nem um pouco

As fotos de Lula e Macron de mãos dadas, ao lado da Samaúma, a maior árvore da Amazônia, e navegando pelo Rio Guamá, em Belém, viralizaram nas redes sociais.

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (28/03/2024)

Comunicado de feriado de Páscoa

Prezadas(os),Em virtude do feriado da Páscoa, nos dias 28...

Venezuela: Cidadania já tinha avisado lá atrás

O vice-presidente nacional do Cidadania, ex-deputado-federal Rubens Bueno (PR),...

Lira lava as mãos na prisão de Chiquinho Brazão

PSol, PCdoB e PT, os partidos que mais se empenharam na CCJ para acolher a decisão de Moraes, sozinhos, não têm força suficiente para influenciar a pauta da Câmara.

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!