Carmen Zanotto defende fortalecimento de políticas de proteção ao parto

A deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC) defendeu, nesta quarta-feira (21), o fortalecimento das políticas públicas para a proteção do parto. A parlamentar disse que muitas deficiências intelectuais e múltiplas são provocadas pela assistência negligenciada na hora do nascimento da criança.

A fala de Carmen Zanotto ocorreu na aberturar da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla na Câmara dos Deputados. O evento contou com a participação dos ministros da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e da Mulher, da Família e Direitos Humanos, Damares Alves.

“Estão equivocados aqueles que acham que o parto pode ser feito com apenas um profissional médico. O parto natural é o normal, mas muitas vezes a mãe precisa de assistência completa, com pediatra, obstetra, anestesista e equipe de enfermagem”, afirmou a presidente da Frente Parlamentar Mista da Saúde.

Segundo a deputada catarinense, é preciso que os gestores públicos tenham um “olhar diferenciado” para a que as mães brasileiras tenham também uma gestação com assistência de qualidade.

“Que a gente tenha este olhar, ministra Damares, junto com o ministro Mandetta [da Saúde]. É necessário que todas as gestantes tenham acolhimento de qualidade nas unidades de saúde”, reforçou.

Carmen Zanotto enalteceu ainda o trabalho das Apaes (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais) e demais instituições que, em sua avaliação, fazem um trabalho “extraordinário ” na afirmação dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla no País.

Leia também

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Convocação para reunião ordinária da Comissão Executiva Nacional – 27/04/2024

Ofício 050/2024 - Cidadania/DN Brasília, 18 de abril de 2024 Prezados(as)...

Lula deve pôr as barbas de molho com o cenário mundial

NAS ENTRELINHASDa mesma forma como o isolamento internacional se...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!