Vitória (ES) aumenta 36,12% coleta seletiva e gera trabalho e renda para catadores

A quantidade de resíduos passíveis de reciclagem coletada em Vitória (ES), capital governada pelo Cidadania, aumentou muito nos últimos anos. Em 2013, eram coletadas em torno de 180 toneladas de resíduos por mês. Em 2018, a média foi de 245 toneladas recolhidas por mês, o que representa um aumento de 36,12%.

Existem hoje no município 924 pontos de coleta seletiva, entre condomínios, hospitais, igrejas, escolas e associações. Só de ecopostos, que ficam em lugares públicos, como vias públicas, parques e praças, são 73 pontos por toda a capital.

“Todos os moradores de Vitória podem depositar seu lixo seco em um ecoposto ou posto de entrega voluntária na cidade, assim colaboram com todos os benefícios da coleta seletiva”, pontuou o secretário da Central de Serviços, Nathan Medeiros.

Benefícios

A coleta seletiva traz benefícios ambientais, além de gerar emprego e renda. Todo o lixo reciclável recolhido pela Central de Serviços é doado às duas associações conveniadas: Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória e Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis da Ilha de Vitória.

Nas associações, os resíduos são separados, prensados e depois vendidos às indústrias de reciclagem. Dessa forma, garante-se oportunidade de trabalho a cerca de 60 catadores.

“Fechamos parceria com uma nova associação de catadores para aumentar nossa capacidade de destinação dos resíduos passíveis de reciclagem: a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Vitória, que já está recebendo material da Prefeitura de Vitória”, contou o secretário.

Separação de recicláveis

A coleta seletiva é baseada na separação dos resíduos passíveis de reciclagem na fonte geradora. Apenas o lixo seco pode ser encaminhado para reciclagem. Por isso, é importante que os moradores façam a separação do lixo em casa. (Prefeitura de Vitória-ES)

Leia também

“Vocês ainda vão sentir saudades do Sarney”

NAS ENTRELINHASSeu maior legado é a Constituição de 1988,...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (25/04/2024) MANCHETES DA...

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (24/04/2024) MANCHETES DA...

Com grande festa, Cidadania da Bahia se prepara para eleições de 2024

A Bahia nunca decepciona. Foi em uma grande festa,...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!