Da Alemanha, no Dia Mundial do Meio Ambiente, Arnaldo Jardim defende energia renovável

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho,  o deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) defendeu a sustentabilidade, com foco na energia renovável, na preservação e na implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Jardim está em missão oficial da Câmara na Alemanha, discutindo questões relativas ao meio ambiente e conhecendo experiências do mundo desenvolvido na economia de baixo carbono.

“Cuidar do meio ambiente é cuidar do futuro, futuro com qualidade de vida. Sempre entendi que sustentabilidade veio para ficar”, disse o parlamentar.

O programa da viagem ao país europeu é intenso, contou Jardim. Nesta quarta-feira (05) ele vai conhecer o Instituto Potsdam para Pesquisa do Impacto Climático pela manhã. À tarde, será a vez de visitar a aldeia de Bollewick, que em 2012 tornou-se bioenergética. Na localidade, estão instaladas duas centrais de biogás e centrais fotovoltaicas geram 8,19 milhões de kWh/ano de eletricidade e mais de 6 milhões de kWh/ano de calor, que abastecem a população.

O parlamentar do Cidadania  falou sobre seu trabalho em prol do meio ambiente.

“Desde o início, indo além de modismos, compreendendo que, afora mudança cultural e comportamental, precisamos buscar a sustentação econômica para isto”, defendeu.

O parlamentar ressaltou seu compromisso com a energia limpa, pela qual trabalha em vários setores na Câmara dos Deputados, como as frentes parlamentares da Economia Verde e do Setor Sucroenergético. Jardim foi relator da Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada pelo Congresso, e é defensor de sua total implementação. Uma das bandeiras do deputado é a aprovação da proposta de pagamento por serviços ambientais.

Biocombustíveis

O parlamentar esteve recentemente nos Estados Unidos debatendo a viabilidade e a necessidade dos biocombustíveis, principalmente do etanol e do bioquerosene e agora está na Alemanha, que faz uma grande mudança na sua matriz energética e lidera a Europa nesse movimento.

“Saí convencido de que o Brasil pode, e deve, ser a vanguarda mundial da nova economia ou economia verde ou economia de Baixo Carbono. Temos vantagem geográfica, legislação consolidada e histórico que permitiu avanço tecnológico. Vamos ao trabalho”, disse.

Energias renováveis

Na Alemanha, nesta terça-feira, Jardim e os demais deputados brasileiros que compõem a comitiva da missão oficial conheceram o grupo Agora Energiewende, que formula uma visão de como pode ser concebido um sistema elétrico baseado em energias renováveis. Essa equipe se tornou conhecida como um dos principais atores no domínio da política energética, colaborando com institutos de pesquisa e desenvolvendo suas próprias análises e estudos. O grupo apresentou estudos para eliminar gradualmente a energia obtida a partir do carvão.

Ainda ontem (04),  Arnaldo Jardim esteve com a presidente da Comissão de Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear do Bundestag Alemão, Sylvia Kotting-Uhl, e com demais membros da comissão. O parlamentar conheceu também o Centro de Congressos de Berlim e o Conselho Alemão para o Desenvolvimento Sustentável, responsável pelo aconselhamento do governo alemão sobre questões de sustentabilidade. Outra tarefa do colegiado é reforçar o debate social para aumentar o grau de conscientização para a importância da sustentabilidade.

Conferência

Os parlamentares do Brasil participaram do painel de encerramento da 19.ª Conferência Anual do Conselho de Desenvolvimento Sustentável, que contou com a presença do ministro federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento, Gerd Müller, e da ministra federal do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear, Swenja Schulze.

Leia também

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Convocação para reunião ordinária da Comissão Executiva Nacional – 27/04/2024

Ofício 050/2024 - Cidadania/DN Brasília, 18 de abril de 2024 Prezados(as)...

Lula deve pôr as barbas de molho com o cenário mundial

NAS ENTRELINHASDa mesma forma como o isolamento internacional se...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!