Em conferência de saúde, Carmen Zanotto pede que União invista mais recursos na área

Em pronunciamento na abertura da 8ª Conferência Estadual de Saúde, em Florianópolis, a presidente da Frente Parlamentar Mista da Saúde, deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC), defendeu que a União aplique mais recursos na área.

“Para alguns economistas a saúde é despesa, mas para nós de que defendemos o SUS [Sistema Único de Saúde], sabemos que é investimento na vida das pessoas e na coletividade. A população precisa estar saudável para enfrentar a crise”, afirmou.

O evento, que ocorre até a próxima sexta-feira (06),  é uma preparatória dos estados para a 16ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá no próximo mês de agosto em Brasília. O lema da conferência é “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

Segundo a presidente da Frente Parlamentar da Saúde, a maioria dos municípios investe além do que prevê a Constitucional Federal.

“Deveriam investir 15%, mas a grande maioria aplica 24% da receita e alguns chegam a 37%. Os estados, que deveriam investir 12%, a media é de 14%. Por isso, precisamos ampliar os recursos orçamentários nesta área tão importante para a nossa população”, argumentou.

Carmen ressaltou que a saúde vive um momento difícil com a Emenda 86, que estabelece orçamento impositivo e retira recursos da saúde pública, e com a Emenda 95, que congela os gastos com os serviços sociais.

Embora o SUS tenha registrado avanços nestes 30 anos de existência, a parlamentar catarinense avaliou que é preciso melhorar o atendimento das milhares de pessoas que procuram diariamente os hospitais e unidades de saúde em todo o País.

“Embora o SUS tenha reconhecimento mundial, a população sofre por causa das fragilidades que precisam ser superadas com mais recursos. Dessa  maneira, o acesso dos pacientes aos serviços de saúde poderá melhorar”, defendeu Carmen Zanotto.

Leia também

“Vocês ainda vão sentir saudades do Sarney”

NAS ENTRELINHASSeu maior legado é a Constituição de 1988,...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (25/04/2024) MANCHETES DA...

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (24/04/2024) MANCHETES DA...

Com grande festa, Cidadania da Bahia se prepara para eleições de 2024

A Bahia nunca decepciona. Foi em uma grande festa,...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!