Rafael Diniz lança em Campos (RJ) 2ª edição do Viva a Ciência e dobra o número de bolsas

O prefeito de Campos dos Goytacazes (RJ), Rafael Diniz, do Cidadania, lançou, nesta quarta-feira (3), a 2ª edição do Programa Viva a Ciência, que vai oferecer até 60 bolsas de iniciação cientifica para estudantes de graduação, com financiamento do Fundecam (Fundo de Desenvolvimento de Campos).
“Começamos o ano de 2019 dobrando o número de bolsas com relação aos universitários, de 30 para 60, e iniciamos um projeto pioneiro no Brasil, que é ofertar bolsas de iniciação científica para alunos e professores do Fundamental II, que é o ‘Viva a Ciência na Escola’.  Um dos grandes caminhos para a transformação da nossa cidade está nas nossas universidades. E fomos além, decidimos começar a estimular o aluno para buscar o meio universitário e, para isso, iniciar os projetos de Ciência dentro da escola.  O meu agradecimento a todos do meio acadêmico por estarem acreditando neste projeto que, sem dúvidas, já vem transformando a vida de muitas pessoas”, afirmou Rafael Diniz.
O encontro contou com a participação de representantes de universidades de Campos, professores e alunos contemplados na edição 2018 do projeto. Compuseram a mesa junto ao prefeito, o superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação, Romeu e Silva Neto; o presidente do Fundecam, Rodrigo Lira; e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Quintanilha.
O prefeito destacou a escolha de umas das alunas contempladas pelo “Viva a Ciência”, Luana Castro, estudante do curso de Geografia da UFF (Universidade Federal Fluminense).
“Ela abandonou uma bolsa da sua própria universidade e escolheu permanecer no Viva a Ciência, acreditando na bolsa ofertada pelo município. Isso mostra que o nosso projeto está no caminho certo e que estamos realmente provocando a transformação”, disse Rafael Diniz.
O diretor de Pesquisa de Extensão Tecnológica do IFF (Instituto Federal Fluminense ), Pedro Castelo, destacou o fortalecimento da pesquisa através do “Viva a Ciência”.
“A iniciativa da prefeitura de Campos é excelente. A gestão de Rafael Diniz ofereceu um sinal muito positivo, dobrando o número de bolsas de inovação ao mesmo edital do ano passado e trabalhando para que os projetos de pesquisa de extensão sejam voltados para o município a fim de atender áreas de interesses municipais. Isso possibilita aos estudantes um crescimento significativo na formação acadêmica”, disse. (Com informação da Prefeitura de Campos dos Goytacazes)

Leia também

Amazônia deslumbra Macron; Mercosul, nem um pouco

As fotos de Lula e Macron de mãos dadas, ao lado da Samaúma, a maior árvore da Amazônia, e navegando pelo Rio Guamá, em Belém, viralizaram nas redes sociais.

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (28/03/2024)

Comunicado de feriado de Páscoa

Prezadas(os),Em virtude do feriado da Páscoa, nos dias 28...

Venezuela: Cidadania já tinha avisado lá atrás

O vice-presidente nacional do Cidadania, ex-deputado-federal Rubens Bueno (PR),...

Lira lava as mãos na prisão de Chiquinho Brazão

PSol, PCdoB e PT, os partidos que mais se empenharam na CCJ para acolher a decisão de Moraes, sozinhos, não têm força suficiente para influenciar a pauta da Câmara.

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!